sexta-feira, 10 de abril de 2009

Existencia, Essencia, Relatividade e a Pedra.

Um dia li, um texto de Jean Paul Sartre ,o qual considero o Ultimo Grande Filosofo, juntando-se ao panteão de Sócrates, Platão, Marx e muitos outros grandes filósofos que construíram as bases da sociedade moderna atual, o texto, extremamente denso, foi uma verdadeira descoberta e viagem filosófica, engraçado como a gente consegue fazer coisas fenomenais na pressão e em pouco tempo, exemplo, tinha 30 minutos pra faze rum resumo do texto, passei 20 minutos lendo e entendendo o texto, o resto dedicado a pensar e escrever, no fim só escrevi 10 linhas 9era para eu ter escrito 15, mas acho que ele vai gostar do texto mesmo assim, mas eu consegui sintetizar e discutir um pouco o que Sartre quis dizer, a principal frase era “A existência precede e governa a essência.”, confesso que passei 5 minutos só nessa frase, o que poderia significar?
O próprio Sartre responde:

"... se Deus não existe, há pelo menos um ser, no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Que significa então que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente é nada. Só depois será, e será tal como a si próprio se fizer." , a Frase “A existência precede e governa a essência.” foi escrita por Sartre no texto (que foi o texto que li) “O existencialismo é um Humanismo”

Entendeu? primeiro o humano nasce, e cresce para ir se desenvolvendo, como uma folha em branco, ela nasce, e existe, mas não tem essência, não tem letras nem palavras é uma simples folha em branco, mas quando é usada, ela se torna algo amis que uma folha, se torna uma pagina, do que chamamos de vida, com isso encerro este assunto, mas vamos para outro mais intrigante:

“Penso , logo, existo”, essa frase, dita por Descartes, é facilmente sintetizável eu acho, a minha interpretação é a amis lógica, eu exito porque penso, penso porque existo, reflito porque penso, reflito porque existo, concluo então que a existência é fruto de nossa própria capacidade de pensar, mas vejamos, pegue uma pedra, nem que seja imaginária, agora de olhos fechados toque na pedra, tateie-a, agora diga, a pedra existe? De acordo coma frase “penso,logo,existo” você precisa pensar para existir, mas se eu toco na pedra, posso vê-la, posso senti-la, então o que impede a existência da pedra? O fato dela não pensar? Mas quem sabe, se uma simples pedra, não pode pensar? Seria burro afirmar que afirmar que a pedra não existe? E quem pode me garantir então , se o mundo em que vivemo não é apenas um sonho? O que temos por definição de existência? Eu acho que é assim:

Imagine individuo A e individuo B, os dois não se conhecem, para você leitor, A e B existe, mas A não existe para B e vice-versa, ou seja, existência é altamente relativo, imagine agora uma borracha, normal, branca,em perfeito estado ,agora imagine que individuo A sabe da existência da borracha que está na minha mesa, mas individuo B não, ou seja, esta borracha existe para A e não para B, mas se eu disser à B que a borracha existe, ele vai ter conhecimento de que a borracha existe logo ela existirá para Eu, Vocês, A e B, entendeu? Existência é o conhecimento de algo, exemplo, imagine uma batalha na 2° Guerra Mundial, apenas um homem morreu essa batalha, mas você não sabe que esta batalha existiu e nem que esse homem morreu, ou seja, para você essa batalha nem o homem não existem, pois você não sabe disso, por isso acho que podemos existir e ao mesmo tempo não existir no mundo, e a pedra, finalmente ganha um status de existência para você e mais ninguém, assim como todas as pedras que você imaginaram ou pegaram, estas pedras existem para vocês, mas para nenhum de nos, fora você, e assim com todos vocês leitores deste texto, assim você saberá da existência da única coisa talvez que ninguém mais fora você saiba, sabendo disso, ainda pergunto, se isso tudo é um sonho, nós existimos? E digo mais, Ets não existem para nós, pois não se sabe se eles existem ou não, acho que isso encerra ao assunto de hoje, agora quero que façam um pequeno exercício, reflitam e me mandem estas reflexões para mim, de forma que a melhor reflexão ganhá um post e o melhor autor ganhará uma vaga no blog Os Escritores, participem!

Um comentário:

  1. As leis da fisica existem e tem gente que pensa que é deus, ou gente que nem pensa, mas nem por isso elas deixaram de atuar. Vc fala como se o mundo não fosse conectado, o conhecimento é relativo, mas não a verdade, acredito. Embora eu realmente não consiga arrumar um argumento contra "A existencia é relativa", que não seja determinista, tal como as leis da fisica ou a incansavel sucessão de fatos que nos fizeram estar aqui e agora de maneira que não poderia ser diferente de tal, eu acho essa ideia muito estranha, porque assim, cada pessoa teria raelmente o seu mundo, não a sua filosofia. É algo a se pensar...

    ResponderExcluir