Artigo introdutório:Capitalismo,Socialismo e Comunismo.
Olá, depois de uns dias eu resolvi escrever o primeiro artigo do blog, eu riei faze ruma introdução aos sistemas dando margem a uma discussão no blog:
1 – Um grande amigo meu decidiu se juntar ao blog , ele é uma pessoa altamente gabaritada ´para estar aqui entretanto ele mesmo irá se apresentar no seu primeiro artigo.
2 – A atualização do blog será em torno de 1 à 3 artigos por semana, menos os artigos debate que serão um debate via blog sobre determinado assunto, como este aqui e que serão bem mais rápidos.
3 – eu estarei colocando em breve um rss feed no blog para vocês se atualizarem sobre os novos artigos.
Emfim, dadas as novidades eu irei começar o artigo:
Este artigo é para introduzir o conhecimento sobre o socialismo, comunismo e capitalismo, para um futuro debate sobre o o tema, por isso formulei uma peque ficha com estes sistemas e seus conceitos:
Capitalismo:
O que é: Capitalismo é o sistema econômico em que se preza a acumulação de capital (ou riqueza) e a propriedade privada e intelectual, estes estão intimamente ligados pois uma industria por exemplo pode se utilizar de uma propriedade intelectual para vender um produto para um lojista que transferência sua propriedade privada do produto para o consumidor que em nova troca de valores onde o lojista transfere a propriedade intelectual do produto ao consumidor neste momento o consumidor pode consumir o produto ou revende-lo.
Conceitos Básicos:
Lucro: È o valor ganho encima dos ganhos diminuído do pagamento de salários e as despesas com manutenção e pagamentos das taxas par ao governo.
Salário:Pagamento relativamente fixo ao trabalhador encima de sua função, deduzida normalmente na horas que passa trabalhando.
Capital:È basicamente o dinheiro.
Mais-valia:A diferença entre o valor produzido por um trabalhado e o valor de seu salário, a base da exploração capitalista do proletariado.
Socialismo:
O que é:È um sistema onde os meios de produção seriam apropriados pela coletividade, ou seja, o povo, abolindo assim a propriedade privada destes meios, todos seriam trabalhadores tomando parte da produção e como conseqüência as desigualdades sociais tenderiam a ser radicalmente reduzidas porque a produção poderia ser igualmente distribuída.
Comunismo:
O que é: È a evolução do socialismo onde as pessoas estariam tão acostumadas a viver no socialismo que não iria exigir mais que o outro e sua ambição seria pelo bem comum, o comunismo seria uma evolução, onde o estado seria desnecessário e seria substituído por livres associações de trabalhadores,a extinção completa de classes sociais e todas as necessidades do povos seriam supridas de modo que seria uma sociedade sem injustiças sociais, sem pobres nem ricos, sem dominador nem dominado, sem chefe e trabalhador, sem dinheiro, nesta sociedade todos são iguais e recebem a mesma quantia de suas necessidades.
Bem, é isto ai!
Comentem e discutam!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApós muito tempo, finalmente em 1991, acaba essa história de Socialismo. Enfim, não possuia lógica alguma a idéia de que todos deveriam ser socialmente iguais. O ser humano nunca pensou dessa forma, os vários anos em que países foram "socialistas", apenas foi puro fingimento. Já é da natureza do ser humano, tentar a superioridade. E que graça seria se não fosse dessa maneira? Não seríamos atualmente tão bem evoluídos. É com os questionamentos, com a concorrência (do capitalismo) que vem a constante idéia de melhoria.
ResponderExcluirDiscordo,
ResponderExcluiro objetivo do socialismo é o bem comum, não só de um pequeno grupo de empresários, e a ideia de melhoria deixaria de ser "como posso ganhar mais com isso?" para ser "Como posso ajudar mais como isso?". entendeu?
o socialismo praticado nesses paises foi um socialismo falso, veja a china, um perfeito capitalismo de estado assim como a URSS anos atrás, 1992 não foi a derrocada do socialismo e sim um novo começo para novas ideias.
mas eu respeito sua opinião, acho que são essas discussões que nós faz amadurecer cada vez mais.
Volto a retomar, em 1991 (ou 1992), cai o socialismo. Não acho que eles começaram novas idéias, pelo contrário aderiram ou se juntaram aos vencedores, os capitalistas. Vejamos a China, como você citou, antigamente, quando ainda socialista, por questões de cultura e do dito socialismo, estava com as portas fechadas para o mundo. Não iria a lugar algum sozinha. E agora com a recente (não tão recente) abertura desses portões para o mundo, principalmente na economia, educação, tecnologia, deu um pontapé inicial para o desenvolvimento.
ResponderExcluirQuanto ao que você falou do "Como posso ajudar mais com isso?" eu não concordo, porque tipo, a natureza do ser humano já é própria para pensar em si, primeiro o eu, pra depois os outros, é uma mentalidade meio egoísta, digamos assim.
Não podemos ser alienados, afinal, naquela época do socialismo trabalharíamos para o governo, para o bem do governo. Se você trabalhou pra caramba, comprou o seu carro, se um dito "vagabundo" preguiçoso precisa-se para uma necessidade, como por exemplo, um acidente, seria sua obrigação fornecer o seu tão bonitinho carro pra ele. Isso é muito chato mesmo. Emprestar seu carro pro cara ser levado ao hospital. Vejamos isso.
Vou postar uam resposta no proximo post!
ResponderExcluiraguardem!